O pão do povo brasileiro dito de "Pão Francês" é o cilíndrico, curto, miolo branco e dourado; Na receita básica há farinha, água, fermento, sal e é acrescentado a ele, açúcar e gordura.
Segundo reza a lenda, o pão francês do Brasil surgiu no início do século XX, quando os burgueses da Primeira República que viajavam pela Europa, adotaram a cultura francesa da “Belle Époque” como modo de vida cotidiana.
Até então, as padarias ainda faziam um pão escuro (mais parecido com o pão italiano). Com o novo costume afrancesado da burguesia, foram induzidas a imitarem os pãezinhos alongados com um miolo muito branco e uma crosta bem dourada.
Visivelmente, a receita não reproduziu o mesmo efeito do pão que se consumia na França, especialmente em Paris, principalmente pela adição de açúcar, gordura e pelo tamanho. Mesmo assim, pela tentativa da imitação ficou conhecido como "Pão Francês". Contudo, é bom lembrar que existem outros nomes para este formato de pão conforme as regiões do Brasil; Em Minas Gerais é conhecido como o "Pão de Sal", em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul é conhecido como "Cassetinho", no Ceará é conhecido com "Carioquinha" e assim vai, mas é mais famoso como “o pão francês ” pelos 4 cantos do país.