O pão, sem dúvida, um dos alimentos base da alimentação portuguesa. O pão alentejano, geralmente de grandes dimensões (pão de quilo) e com miolo compacto, é pensado para durar mais do que um dia . Algumas variedades são ainda mais apreciadas no dia seguinte à cozedura) e é utilizado em diversos pratos como as açordas e as migas à alentejana.
Em Portugal, na região Fora do Alentejo, continua a utilizar-se pão junto a outros pratos, como o Torricado, um pão grande, torrado com azeite e que é servido como acompanhamento do bacalhau espiritual e de diversos ensopados.
Entre os doces, as tradicionais Rabanadas ou Fatias-paridas são muito apreciadas.
No norte de Portugal, junto ao Porto, é célebre a designada Broa de Avintes, um pão castanho-escuro e muito denso, com um sabor distinto e intenso, agridoce, feito com farinha de milho e centeio.
Existem outras espécies de roscas como as Fogaças e as Caralhotas de Almeirim, pães redondos e de tamanho médio, especialmente apreciados quando acabados de sair do forno.
O Pão com Chouriço, frequente em feiras e festas, onde é consumido quente, é cozido no forno com o chouriço já no seu interior.
Os Folares, próprios da Páscoa, tanto podem significar grandes pães com carne misturada ou pães baixos, redondos e compactos servidos com sardinhas ou carne. Um representante destes pães é o Folar de Chaves, recheado com presunto, toucinho e carne.
De massa macia e sabor adocicado, o nome Pão Sovado vem da maneira como é feito, pois é amassado e sovado diversas vezes. Muito bem-vindo em lanches e na versão com manteiga na chapa.